Comumente confundidas com doenças ginecológicas, as varizes pélvicas acometem mulheres após os 30 anos e podem estar associadas às varizes das pernas. O problema é causado pelo hormônio feminino estradiol, que dilata as veias ovarianas e uterinas, principalmente em mulheres que já tiveram duas ou mais gestações, têm ovário policístico ou disfunções hormonais.
Seus principais sintomas são: dor abdominal em baixo ventre, sensação de peso, dor durante contato íntimo, podendo em alguns casos aumentar o fluxo menstrual. Muitas vezes, as varizes pélvicas são descobertas por acaso, durante uma ultrassonografia de rotina ou uma cirurgia abdominal.
O tratamento é feito através da cateterização e embolização das veias doentes com micromolas de liberação controlada, associada à escleroterapia endovascular com microespuma densa. Normalmente as pacientes sentem um alívio imediato dos sintomas após a embolização e não há necessidade de repouso.
Navegação
Ajudam a tornar um site utilizável, permitindo acesso a funções básicas, como navegação de página e a áreas seguras do site. O site não pode funcionar corretamente sem esses cookies.
Estatísticas
Coletam dados e informações anonimamente sobre o uso do site. Dessa forma, nos ajudam a melhorar nosso site a partir dessas informações.
Marketing
Permitem que você compartilhe nosso conteúdo nas suas redes sociais. E são usados para rastrear visitantes em sites. O objetivo é otimizar as campanhas publicitárias.
Preferências
Permitem que um site se lembre de informações que mudam a forma como ele é exibido, como armazenamento de moedas, o idioma de sua preferência ou a região em que você está localizado.