Blog

COMO IDENTIFICAR PROBLEMAS VASCULARES

Muitas pessoas se queixam de dores, inchaço, ardor e formigamentos nas pernas. Esses podem ser alguns dos sintomas que indicam o aparecimento de varizes. As varizes são veias dilatadas, alongadas e tortuosas que podem aparecer, principalmente, nas pernas e pés, mas também podem acometer outras partes do corpo.

 

A presença da variz indica que uma veia está doente, e esse é o primeiro sinal de uma insuficiência venosa crônica. É importante que, ao perceber qualquer um desses indícios, o paciente busque ajuda de um especialista para diagnosticar o estágio do problema. 

 

As doenças vasculares são silenciosas, e por isso, na maioria das vezes, só são detectadas em estágios mais avançados, o que acaba dificultando o tratamento. Saiba como identificar alguns dos sintomas que estão ligados a problemas vasculares. 

Dor, peso e sensação de cansaço nas pernas

Essa sensação de cansaço e peso nas pernas não indica apenas que o dia foi intenso, mas que algo no seu corpo pode estar errado. Surge principalmente em pessoas que necessitam permanecer por longos períodos sentado ou em pé. 

 

Esse é um sintoma muito comum em pacientes que apresentam problemas no sistema circulatório, também conhecida como insuficiência venosa crônica. Pode vir acompanhada de outros sintomas como câimbras, formigamento e dormência. 

 

Muitas vezes, o paciente não apresenta de forma aparente qualquer veia varicosa (varizes) seja ela inchada ou dilatada. Por isso, se notar qualquer um dos sintomas é importante investigar rapidamente quais são as causas.

Inchaço nas pernas

A causa das pernas inchadas pode ser simples e inofensiva como acúmulo de líquido ou viagens longas em que as pernas permanecem por longos períodos em uma mesma posição. Mas esse sintoma também pode indicar má circulação, alterações hormonais, doenças cardíacas e até mesmo trombose. 

 

Observe se o inchaço é apenas em uma das pernas e preste atenção se ele vem acompanhado de outras sintomas como febre, dor forte, pés e tornozelos inchados e que geralmente não apresenta qualquer melhora de um dia para o outro.

 

Se os sintomas persistirem é aconselhável ir a um angiologista. Na consulta, o médico poderá solicitar alguns exames para identificar as causas e indicar o tratamento que for mais adequado. 

 

Dor intensa na panturrilha

A dor na panturrilha é comum em pessoas de qualquer idade, e pode surgir por diversos fatores. Na maioria das vezes é provocada pela prática intensa de atividades físicas, mas é um sintoma que pode indicar situações mais graves. 

 

Cisto de baker, varizes, trombose ou ruptura do tendão de aquiles são algumas das doenças que podem apresentar como sintoma a dor intensa na panturrilha. Portanto, se ela aparecer de forma repentina e vier acompanhada de inchaço, rigidez, vermelhidão ou queimação, o paciente deve procurar ajuda médica.

 

Esses são alguns dos sintomas que podem te ajudar a identificar possíveis problemas vasculares. Mas, eles podem variar bastante de paciente para paciente, e de acordo com a gravidade da doença. 

 

A falta de exercícios físicos que estimule a circulação, principalmente das pernas, pode facilitar o surgimento de doenças vasculares. Pacientes com histórico na família também possuem maiores chances de desenvolver problemas vasculares. 

 

As chances também aumentam para aqueles pacientes que já apresentam  quadros de colesterol alto, diabetes, hipertensão, obesidade ou que levam um estilo de vida mais sedentário.

 

O nosso sistema vascular também precisa de cuidados. Faça sempre acompanhamento médico, e caso identifique qualquer um desses sintomas procure imediatamente um especialista no assunto.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Artigos Relacionados

Inscreva-se na newsletter e receba todas as novidades
Newsletter
Fale Conosco Agora!

GARANTA SUA VAGA!

SEJA BEM-VINDO(A)!

Se você, colega médico, for novo por aqui, venho me apresentar pra você!

Além de cirurgião vascular, atuo também como professor de Cursos Master em Fleboestética.

Se ainda não conhece nossos Cursos Master ou conhece e quer fazer parte desse time, clique agora mesmo em “Quero fazer o curso”.

Venha fazer parte desse Universo e decolar na sua carreira!

Garanta sua vaga, pois são limitadas.

Newsletter Modal