Fatores de risco para o desenvolvimento de varizes

As Varizes são um problema que ocorrem de maneira frequente e que pode aparecer com poucos sintomas, caso não haja complicações. Essa doença acomete uma grande parcela da população mundial e pode ser detectada em pacientes de uma ampla faixa etária.

A Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Cardiovascular aponta que, em média, 38% dos brasileiros sofrem com problemas relacionados a varizes. Conhecer os fatores de risco que influenciam no surgimento das varizes é importante para que o indivíduo dê a devida atenção a este assunto.

Contudo, o ramo do conhecimento, que determina as causas e origens das varizes, mostra que elas podem ser divididas em primárias (ou idiopáticas) e secundárias. Nesse sentido, a abordagem dos fatores de risco seguirá essa etiologia

Fatores de Risco em Varizes Primárias

As Varizes Primárias são desenvolvidas naturalmente a partir de pontos de refluxo, ocasionados por fatores agravantes e predisponentes.

Os fatores agravantes estão relacionados à postura no  trabalho, sedentarismo, quantidade de gestações, o uso de hormônios femininos, obesidade e idade avançada.

Ficar muito tempo em pé, enquanto realiza as atividades relacionadas ao trabalho, por longos períodos induz à redução de retorno venoso, causado pela perda de atividade do coração periférico. O sedentarismo leva a perda do retorno venoso fásico. Com o avanço da idade ocorre a flacidez das paredes venosas, associadas à perda de tônus dos tecidos próximos às veias.

Em suma, a quantidade de gestações está associada a fatores hormonais pelo aumento da produção de progesterona, pois o nível elevado desse hormônio promove o relaxamento das fibras musculares presentes na parede venosa. Fatores mecânicos também estão relacionados à gravidez, pois nesse período, o útero  comprime as veias pélvicas e a  cava inferior

A dilatação das paredes venosas e a neovascularização podem estar associadas ao uso de hormônios femininos. Já a obesidade, é um agravante por dificultar  o retorno venoso, devido ao aumento da pressão intra-abdominal e diminuição da pressão negativa inspiratória.

Aliado à fatores predisponentes estão em destaque a hereditariedade e ser do sexo feminino. Os fatores hereditários estão relacionados ao enfraquecimento das paredes das veias, causadas pelos genes, associados a outros fatores de predisposição. Quanto ao sexo feminino,  a presença de estrogênio naturalmente no organismo, está associada a maior probabilidade de mulheres apresentarem varizes

Fatores de Risco em Varizes Secundárias

O surgimento de Varizes Secundárias acontece a partir de obstruções venosas causadas por outras patologias, ou seja, o aparecimento dessas varizes está condicionado a alterações e outras doenças causadas no organismo.

As principais patologias associadas ao surgimento de Varizes Secundárias são:

• Tromboses Venosas Profundas (TVP) devido à fatores trombofílicos;
    • Ocorrências pós-traumáticas que podem provocar varizes pela hipertensão venosa e também por Lesão valvular cicatricial pós TVP;
  • Malformações vasculares congênitas como a ausência de válvulas venosas, fístulas arteriovenosas congênitas e aplasias no sistema venoso profundo.

Contudo, conhecer os riscos relacionados é importante para entender um pouco mais sobre as varizes, mas é necessário lembrar que qualquer diagnóstico deve ser feito por um Médico Cirurgião Vascular. Portanto, ao apresentar sintomas, procure um médico.

Por fim, as Doenças Venosas Crônicas são um problema que deve ser tratado de maneira adequada. Na Clínica Dr. Rover Medicina Vascular, temos todo o aparato para te atender e tratar o seu caso  de forma apropriada.

Entre em contato pelo nosso WhatsApp (45) 9 9994-0221, e agende sua avaliação.